SINOPSE



ESCRITO NAS ESTRELAS
Viviane cruza os caminhos de Ricardo e Daniel

Embora tenham escolhido a mesma profissão, pai e filho enxergam a medicina de perspectivas bem diferentes. Profissional brilhante, Ricardo (Humberto Martins) é requisitado por pacientes do mundo inteiro para resolver problemas de infertilidade. É riquíssimo e bastante ousado nos métodos de fertilização que usa em sua clínica, uma vez que alguns deles ainda estão em discussão na sociedade médica internacional. Já Daniel (Jayme Matarazzo) tem uma visão mais idealista de sua carreira e estagia no posto médico de uma comunidade pobre do Rio de Janeiro, em Botafogo.
Ricardo é rígido na criação do filho e superprotetor, o que às vezes provoca pequenas desavenças. Mas a última discussão forte entre os dois ocorre justamente do confronto entre as duas formas de encarar a vida e a profissão. Ao saber que uma enchente deixou uma série de desabrigados e que destruiu o posto médico da comunidade, Daniel abandona um congresso em São Paulo para prestar socorro às vítimas. Quando chega ao Rio de Janeiro, o estudante descobre que seu melhor amigo, Breno (Paulo Vilela), ajudou a levar as pessoas para a clínica de Ricardo, onde também trabalha a mãe dele, Jane (Gisele Fróes). No local, quem briga para que os feridos sejam atendidos, ainda que lá não tenha um setor de emergência, é uma das moradoras da favela, Viviane (Nathalia Dill). Jane e Guilherme (Marcelo Faria) acabam socorrendo as pessoas, apesar do enorme tumulto e da insatisfação dos pacientes tradicionais do consultório. Ao presenciar o pulso firme e a generosidade de Viviane, Daniel fica admirado, mas ela logo vai embora, preocupada com o seu pai, Jofre (Murilo Grossi).
Avisado por seu secretário, Gilmar (Alexandre Nero), do ocorrido na clínica, Ricardo também retorna de São Paulo e questiona o envolvimento de Daniel na baderna. O rapaz se revolta pelo pai não ter pena daquelas pessoas que perderam tudo e o recorda do juramento que todo médico faz de dar assistência a quem precisar. A discussão esquenta quando o estudante afirma que levará os desabrigados para a casa de Petrópolis, herdada de sua mãe. Ricardo, que não guarda boas lembranças da mansão e a manteve fechada desde a misteriosa morte de Francisca (Cassia Kiss), ocorrida há dez anos, sai do sério com o filho, que não volta atrás em sua decisão.
Enquanto isso, na comunidade, Viviane tem mais uma decepção com o pai, que já havia perdido tudo no jogo, forçando-os a se mudar de Vitória, no Espírito Santo, para uma favela, no Rio de Janeiro. Ao lado de um comparsa, Jofre retira de um esconderijo as joias que roubou de uma loja e sai correndo. Na fuga, deixa cair um anel, que acaba incriminando a filha, no instante em que a polícia invade seu barraco. Sem denunciar o pai, Viviane é levada, mas consegue se desvencilhar dos policiais. Já no asfalto, ela entra em um veículo parado em um posto de gasolina. É o carro de Daniel, que está indo arrumar a casa em Petrópolis. Os dois se reconhecem do encontro na clínica e sentem afinidade imediata.
Ela conta sobre a confusão em que acabou metida por causa do pai e ele promete ajudá-la a se defender. A cumplicidade é tanta que Daniel lhe entrega uma correntinha com um anjo da guarda que sempre leva com ele. Pouco tempo depois, no entanto, ocorre um acidente, no qual o estudante de Medicina morre. Daniel é carinhosamente recebido pelo espírito de sua mãe, Francisca, por seu anjo da guarda Seth (Alexandre Rodrigues), e por um espírito de luz, Athael (Carlos Vereza). Viviane sobrevive e é levada para um hospital. O tratamento da jovem é todo custeado por Ricardo (Humberto Martins), através de Gilmar (Alexandre Nero). Abalado com a morte do filho, Ricardo abandona a clínica e se isola na casa de Petrópolis. Passado algum tempo, Breno (Paulo Vilela) surpreende o médico com uma notícia inusitada: em função de uma pesquisa da faculdade, Daniel deixou seu sêmen congelado em perfeitas condições. Com novo ânimo, o especialista decide retomar sua vida com o firme propósito de encontrar a “mulher ideal” para gerar seu neto, através de inseminação artificial.Durante esse período, Viviane continua em recuperação e Ricardo a visita no hospital, na esperança de saber mais detalhes sobre os últimos instantes da vida de seu filho. Quando se aproxima dela, que está um tanto confusa por causa dos sedativos, ele a ouve balbuciar o nome “Cassiano”. O médico fica intrigado, pois este é o segundo nome dele e de seus antepassados, apesar de todos o conhecerem apenas por “Ricardo Aguillar”. Sem querer pressioná-la com perguntas sobre Daniel, ele vai embora. Antes de sair, contudo, seu olhar cruza com o de Viviane e, ainda que eles não percebam de imediato, algo mágico acontece nesse instante.

Cinderela do século XXI
Incumbido de cuidar da recuperação de Viviane, Gilmar logo percebe que ela parece temer que algum segredo seu seja desvendado. Disfarçando como pode, sem confiar nele, ela inventa se chamar Vitória. A farsa, entretanto, dura pouco tempo e o secretário de Ricardo descobre sua verdadeira identidade, além do fato de estar foragida da polícia. Rapidamente, ele se dá conta de que está diante da oportunidade de dar um grande golpe em seu patrão. Sabendo de todas as qualidades que o médico pretende encontrar na mãe de seu neto, sua intenção é moldá-la desse jeito. Honesta, Viviane imediatamente se recusa a participar do plano, mas Gilmar mostra suas garras e ameaça entregá-la à polícia.Sem saída, Viviane vai morar no quartinho de empregada do apartamento dividido pela irmã e prima de Gilmar, Luciana (Manuela do Monte) e Mariana (Carol Castro), e Suely (Giovanna Ewbank), com quem ele mantém um relacionamento às escondidas. A primeira providência é melhorar o visual da gata borralheira, com a ajuda da personal beauty Leninha (Maria Clara Mattos). Em seguida, Gilmar instrui Viviane a como se portar diante de Ricardo e intimida a jovem cada vez que ela o enfrenta. A intenção do vilão é fazer com que o médico a contrate para trabalhar em sua mansão, facilitando assim os passos seguintes de seu plano.
O segundo encontro de Viviane e Ricardo, contudo, não sai como o planejado. Nervosa e verborrágica, ela usa expressões inadequadas, corrigindo-se na sequência de forma um tanto destrambelhada. Ela conta a verdade sobre a carona que pegou com Daniel, deixando claro que não tinha nenhum relacionamento anterior com o estudante. Diante de toda a situação, o médico reage um tanto atônito e admirado com a sua sinceridade. Ela chega a sentir vontade de revelar que não se chama Vitória e contar a real história sobre sua vida, mas teme que ele não acredite e fica quieta. Antes que ele possa emitir sua opinião, Viviane parte como um foguete com medo e Ricardo fica com a estranha sensação de que a conhece de muito tempo atrás. Enfim resolve empregá-la para ajudar nos serviços domésticos.
                                                       Estratagemas de Beatriz e Sofia

Porém não é só Gilmar que está interessado no dinheiro do patrão. Beatriz (Débora Falabella) e Sofia (Zezé Polessa) não medem esforços para abocanhar tal fortuna. Fútil e preguiçosa, Beatriz é filha de Sofia e enteada de Vicente (Antonio Calloni), médico extremamente ético e sensível, criado como irmão de Francisca (Cassia Kiss) e melhor amigo de Ricardo. A jovem cresceu próxima a Daniel, com quem tinha um casinho sem importância. Apesar de não resistir à beleza de sua prima-postiça, o estudante não levava o relacionamento a sério, pois sabia que ela estava muito distante da mulher que desejava ter ao seu lado.
Recolhido em Petrópolis desde a morte do filho, Ricardo convida Vicente (Antonio Calloni) a se mudar de São Paulo para o Rio de Janeiro e assumir o trabalho na clínica, ao lado de Jane (Gisele Fróes) e Guilherme (Marcelo Faria). Quando o especialista retorna a sua rotina com o propósito de gerar um filho de Daniel, a família do amigo já está instalada na mansão Aguillar e rapidamente toma conhecimento das intenções do médico. Vicente deixa claro que é contra a realização de uma inseminação pós-morte, mas mãe e filha tratam de armar mil e uma táticas para convencer Ricardo de que Beatriz (Débora Falabella) é a mulher ideal, pois Daniel a amava.
Estrategista da dupla, Sofia (Zezé Polessa) invade a casa na região serrana e mostra para Beatriz as joias de Francisca, guardadas há anos. A jovem fica radiante com o tesouro, mas a mãe logo corta seu barato, explicando que não é uma ladra de araque. Pega apenas o anel de noivado e recomenda à filha que diga ter sido um presente de Daniel. Diante desse “fato”, Ricardo se questiona se não deveria escolhê-la para ser a mãe de seu neto.
                                                           O dom de Madame Gilda

  Sem conseguir se desapegar de sua antiga vida, Daniel assiste a tudo e tenta se comunicar com seu pai, em vão. O único contato que consegue estabelecer é com Madame Gilda (Jandira Martini), que pode ouvi-lo. Coincidentemente, Gilda é uma conhecida de Viviane (Nathalia Dill), que distribuía os panfletos da vidente, enquanto passeava com cachorros para ganhar uns trocados. Desde o incidente com a polícia, contudo, as duas perderam contato. Gilda soube da acusação à jovem através dos jornais, mas acredita na inocência dela, apesar da desconfiança de sua irmã, Zenilda (Walderez de Barros). Mas esse é mesmo o funcionamento padrão das duas irmãs solteironas, que dividem o apartamento em Copacabana: algumas farpas e muito afeto.
Apesar de trabalhar nesse ramo há algum tempo, a própria Madame é meio incrédula de seus dons. Daniel é o primeiro com quem ela se conecta com clareza, a ponto de escrever um recado dele para o pai. A essa altura, o jovem teme que Beatriz seja a mãe de seu filho e continua tentando proteger Viviane, como prometeu em vida. O bilhete, porém, é interceptado por Beatriz. Desacreditada por muitos, Gilda recebe um voto de confiança de Vicente, que acaba mexendo com os hormônios de Zenilda!

A familia deGilmar
Embora muitas vezes suas atitudes levem a crer que Gilmar (Alexandre Nero) é “filho de chocadeira”, o vilão nasceu em uma família grande e animada. Filho de Magali (Nica Bomfim) e Jovenil (José Rubens Chachá), ele é irmão de Fabiana (Ana Paula Bouzas), Luciana (Manuela do Monte) e Alex (Izak Dahora), este último adotivo, e sobrinho de José (Cacá Amaral) e Antonia (Suzana Faini), governanta que se tornou amiga da família de Ricardo e o indicou para trabalhar como secretário do médico. Gilmar sente vergonha de sua origem suburbana e não tem escrúpulos para subir na vida. Mas sua família nem desconfia de seu mau-caratismo.
Quem também leva a vida na lábia é Jair (André Gonçalves), marido de Fabiana, com quem tem três filhos: Huguinho (Iago Machado), Zezinho (João Vitor Granja) e Luizinho (João Fernandes). O malandro é superdescansado, mora com a família de favor na casa dos sogros e inventa que vai procurar trabalho para poder dar uma escapulida até a praia e paquerar as banhistas. Mesmo com os constantes alertas de Jovenil, Fabiana sempre defende o marido.
Outras tramas serão desenvolvidas ao longo da novela com os moradores e frequentadores da vila em que vive a família de Magali. Além dessas histórias, personagens de vários núcleos vão se envolver com a criação de uma escola de música para crianças da comunidade carente em Botafogo.

ELENCO COMPLETO

uma novela de
ELIZABETH JHIN

ALEXANDRE NERO - Gilmar de Almeida
ALEXANDRE RODRIGUES - Seth
ANA PAULA BOUZAS - Fabiana de Almeida
ANDRÉ GONÇALVES - Jair de Almeida
ANNA RITA CERQUEIRA - Clara Belmonte
ANTÔNIO CALLONI - Vicente Tavares
ARY FRANÇA - Filhinho
BEL KUTNER - Virgínia
BIA SION - Rute
BRUNO PEREIRA - Mauro
CACÁ AMARAL - José Queiroz
CARLOS VEREZA - Athael
CAROL CASTRO - Mariana Queiroz
CAROLINA KASTING - Judite
CÁSSIA KISS - Francisca Aguilar
CELSO FRATESCHI - Sérgio Menezes
CLÁUDIO GALVAN - Calixto
CRISTINA AMADEO - Danusa
DANIELA FONTAN - Berenice
DÉBORA FALABELLA - Beatriz Cristina Tavares
EDUARDO MANCINI - Manoel
EWE PAMPLONA - Hilda
GILBERTO TORRES - Mateus
GIOVANNA EWBANK - Suely
GISELE FRÓES - Jane Menezes
HUMBERTO MARTINS - Ricardo Aguilar
ISABELA MEIRELLES - Mônica
IZAK DAHORA - Alex de Almeida
JANDIRA MARTINI - Madame Gilda
JAYME MATARAZZO - Daniel Aguilar
JOÃO FERNANDES - Luizinho
JOÃO VICTOR GRANJA - Zezinho
JOSÉ BITTENCOURT - Dentinho
JOSÉ RUBENS CHACHÁ - Juvenil de Almeida
LINCOLN TORNADO - Ezequiel
LUCCI FERREIRA - Afonso
LUIZA GONZALES - Laura
MANUELA DO MONTE - Luciana de Almeida
MARCELA TINTI - Recepcionista da Clínica de Ricardo Aguilar
MARCELO FARIA - Guilherme
MARIA CLARA MATTOS - Leninha
MARINA RUY BARBOSA - Vanessa Menezes
MATHEUS COSTA - Tadeu
MURILO GROSSI - Jofre Pereira
NATHÁLIA DILL - Viviane Pereira
NICA BOMFIM - Magali de Almeida
PAULA TOLENTINO - Yasmin
PAULO VILELA - Breno Menezes
PIA MANFRONI - Dalva Belmonte
ROSANA DIAS - Sandra
ROSANE GOFMAN - Mundinha
SIMONE SOARES - Fernanda
SUZANA FAINI - Antônia Queiroz
THELMA RESTON - Etelvina
WALDEREZ DE BARROS - Zenilda
YAGO MACHADO - Huguinho
ZEZÉ POLESSA - Sofia Tavares

colaboração e pesquisa
DENISE BANDEIRA
DUBA ELIA
ELIANE GARCIA
LÍLIAN GARCIA
MARÍLIA GARCIA

direção
FÁBIO STRAZZER
ROBERTA RICHARD

direção geral
PEDRO VASCONCELOS

núcleo
ROGÉRIO GOMES

QUEM É QUEM NA NOVELA:

RICARDO (HUMBERTO MARTINS)
Médico e dono de uma clínica de fertilização. Rico e poderoso, é viúvo convicto há dez anos e tem paixão pelo filho único, Daniel (Jayme Matarazzo). Depois que ele morre, deixando o próprio sêmen congelado, decide buscar uma mãe para seu neto. Viviane (Nathalia Dill) é a escolhida e ele acaba se apaixonando pela jovem.

FRANCISCA (CÁSSIA KISS)
Mulher sofisticada, guardou um segredo até a morte, num acidente de carro dentro de sua casa em Petrópolis. É ela quem recebe o filho Daniel, logo que ele desencarna.

SETH (ALEXANDRE RODRIGUES)

Anjo da guarda de Daniel, o ensina a voar e aproveitar as vantagens da passagem para o plano espiritual.

ATHAEL (CARLOS VEREZA)

Espírito de luz, evoluído, que recebe quem chega da terra.

GILMAR (ALEXANDRE NERO)
É o vilão da história. Secretário e assistente pessoal de Ricardo, é mau-caráter. Filho de Magali (Nica Bonfim) e Jovenil (José Rubens Chachá), se envergonha da sua família pobre. É amante de Suely (Giovanna Ewbank) e planeja um golpe para o qual chantageia Viviane.

BEATRIZ (DÉBORA FALABELLA)
Fútil e mimada, é filha de Sofia (Zezé Polessa) e enteada de Vicente (Antonio Calloni). É apaixonada pelo dinheiro de Daniel e, depois que ele morre, faz de tudo para ser a escolhida para gerar seu filho.

SOFIA (ZEZÉ POLESSA)

Mulher sofisticada e manipuladora, é e mentora das armações da filha. É uma vilã cômica.

VICENTE (ANTONIO CALLONI)

Médico espiritualizado, de bom caráter, foi criado como irmão de Francisca e é um grande amigo de Ricardo. Após o acidente de Daniel, muda-se para a casa do amigo no Rio com a mulher e a enteada.

ANTONIA (SUZANA FAINI)
Empregada de Ricardo, ajudou a criar Daniel. Tem intuições e prevê a morte do jovem. É mãe de Mariana (Carol Castro) e casada com José (Cacá Amaral). 

JOSÉ (CACÁ AMARAL)

Caseiro da mansão.

MARIANA (CAROL CASTRO)

Criada na mansão, estagia como psicóloga na clínica de reprodução. Divide apartamento com Luciana (Manoela do Monte) e Suely. Será amiga de Viviane e se apaixona por Guilherme (Marcelo Faria), que é casado.

JANE (GISELE FRÓES)
Médica da clínica de Ricardo, é apaixonada pelo chefe, com quem vive um relacionamento complicado. É mãe de Breno (Paulo Vilela) e Vanessa (Marina Ruy Barbosa).

BRENO (PAULO VILELA)

Melhor amigo de Daniel.

VANESSA (MARINA RUY BARBOSA)
Adolescente em crise, deseja que os pais retomem a relação.

GUILHERME (MARCELO FARIA)

Chefe do laboratório da clínica. Tem problemas com a mulher, Judite (Carolina Kasting). É pai de Laura (Luisa Gonzalez) e Tadeu (Matheus Costa).

JUDITE (CAROLINA KASTING)
Recusa-se a assinar o divórcio e atazana a vida de Guilherme.

VIRGÍNIA (BEL KUTNER)
Psicóloga da clínica de fertilização.

JAIR (ANDRÉ GONÇALVES)
Motorista, é marido de Fabiana (Ana Paula Bouzas). Vive desempregado e dando em cima de outras mulheres.

SUELY (GIOVANNA EWBANK)
Faz o estereótipo da loura burra.

MADAME GILDA (JANDIRA MARTINI)
Cartomante charlatã, se assusta quando ouve o espírito de Daniel.